segunda-feira, 30 de abril de 2012

Release the Kraken! [Gabriella Braga] #1


Cena do filme Fúria de Titãs


Alguns não conhecem, outros já ouviram falar. O Kraken, conhecido como parte da mitologia grega, é  um polvo/lula gingante nascido da carne do deus do mundo inferior, Hades, com membros humanos e que habita uma caverna submersa. Sua história está diretamente ligada com a história de Perseu, semi-deus filho de Zeus, deus dos céus, e da mortal Dânae, pois é ele o responsável por sua morte de acordo com a cultura grega. 



Imagem do Kraken de acordo com a mitologia grega

Temido por deuses e humanos, o monstro é responsável pela destruição de cidades inteiras. No filme Fúria de Titãs (Clash of Titans) de 2010, o Kraken aparece como o responsável pelo fim da era dos Titãs - reinada por Cronos, pai de Zeus, Hades e Poseidon, o rei dos mares. Na história, Hades ainda usa da figura para ameaçar os humanos com a destruição da cidade de Argos. Perseu tenta impedir a destruição da cidade e sai em busca da única coisa capaz de matar o Kraken: Medusa. Somente ela ou sua cabeça podem destruir o Kraken porque, além de possuir uma força invencível por qualquer mortal - e ouso dizer que alguns não-mortais também -, ele tem uma armadura impenetrável. O fato de Medusa ser capaz de transformar em pedra qualquer um que olhasse diretamente em seus olhos é que a faz capaz de matar o monstro grego.


Cena do filme Fúria de Titãs

O monstro não é uma figura unicamente da cultura grega, também aparecendo no folclore nórdico como destruidor de navios. A exemplo, ele aparece no filme Piratas do Caribe - O Baú da Morte (Pirates of Caribbean - Dead Man's Chest, 2006) sob o comando de Davy Jones, capitão do Holandês Voador.





Cena do filme Piratas do Caribe - o Baú da Morte















2 comentários:

  1. Oi, Gabriella! Gostei muito do post! No entanto, senti falta da relação com os livros. Quais foram lidos? Como os livros lidos tratavam esse personagem? Você percebeu alguma distinção em comparação aos filmes?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ok Danila!! Isso será trabalhado nos próximo posts. No entanto não irei aprofundar muito para não apresentar meu trabalho antes da hora, hehehe. Obrigada pela dica!

    Beijos

    ResponderExcluir