Nessa
primeira quinzena foi lido o texto “Estudos de recepção no Brasil: panorama da última década” de Nilda Jacks, Valquíria Michela John e Lourdes Ana Pereira
Silva. Foi retirado do site da Compós e será apresentado no evento deste ano em
Juiz de Fora. Inicia-se o texto com o começo dos estudos de recepção nos anos70
e a partir disto um crescente aumento no interesse por esse campo de pesquisa.
Foram apresentadas três abordagens
de última década: sociocultural, sociodiscursiva e comportamental. Na
sociocultural tem-se uma visão ampla dos processos de recepção dos produtos
midiáticos. O maior número de pesquisa volta-se pra as mídias mais populares,
entre elas a televisão com destaque para os gêneros jornalísticos/informativos e
telenovelas. Outras temáticas mais abordadas são dos estudos das identidades,
produção de sentido e consumo. Esta última enquadrando-se como o tema proposto
para o meu projeto.
Na abordagem sociodiscursiva também
se destaca a televisão como principal meio pesquisado, a diferença é que os
adultos passam a ser o foco das pesquisas. Enquanto na abordagem comportamental
procura-se entender o efeito das mídias sobre os sujeitos tendo as revistas como
o meio mais pesquisado e o consumo se destaca como assunto relevante.
O texto foi interessante para
conhecer o que se tem produzido de conhecimento sobre a recepção. Um panorama importante
para compreender, mais tarde, a relação entre recepção e consumo, mas um pouco
superficial. Procurei outras fontes que pudessem me colocar no rumo do começo
da pesquisa. Achei um artigo bem interessante que foca na questão da recepção publicitária,
tema mais específico no campo de estudos da recepção. Trata-se do artigo “As práticas de recepção da publicidade
como fluxo: apontamentos teórico-metodológicos” de Elisa Piedras. Desta maneira
ambos os textos foram essenciais para adentrar nesse universo da recepção publicitário
não conhecido tão conhecido. Na próxima quinzena já estarei mais apta para
entender melhor sobre o assunto.
Referência:
PIEDRAS, E.. As práticas de recepção da
publicidade como fluxo: apontamentos teórico-metodológicos. Contemporânea - Revista de Comunicação
e Cultura, América do Norte,
0,jul.2009.Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/3503/2558. Acesso em: 29 Abr. 2012.
Oi Ana, interessante esse novo texto. Acredito que pode te ajudar muito.No texto da Nilda Jacks chega a ter exemplos? abs
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