domingo, 29 de abril de 2012

Panorama da recepção no Brasil na última década [Ana Miranda]#1


Nessa primeira quinzena foi lido o texto “Estudos de recepção no Brasil: panorama da última década” de Nilda Jacks, Valquíria Michela John e Lourdes Ana Pereira Silva. Foi retirado do site da Compós e será apresentado no evento deste ano em Juiz de Fora. Inicia-se o texto com o começo dos estudos de recepção nos anos70 e a partir disto um crescente aumento no interesse por esse campo de pesquisa.
   Foram apresentadas três abordagens de última década: sociocultural, sociodiscursiva e comportamental. Na sociocultural tem-se uma visão ampla dos processos de recepção dos produtos midiáticos. O maior número de pesquisa volta-se pra as mídias mais populares, entre elas a televisão com destaque para os gêneros jornalísticos/informativos e telenovelas. Outras temáticas mais abordadas são dos estudos das identidades, produção de sentido e consumo. Esta última enquadrando-se como o tema proposto para o meu projeto.
            Na abordagem sociodiscursiva também se destaca a televisão como principal meio pesquisado, a diferença é que os adultos passam a ser o foco das pesquisas. Enquanto na abordagem comportamental procura-se entender o efeito das mídias sobre os sujeitos tendo as revistas como o meio mais pesquisado e o consumo se destaca como assunto relevante.
            O texto foi interessante para conhecer o que se tem produzido de conhecimento sobre a recepção. Um panorama importante para compreender, mais tarde, a relação entre recepção e consumo, mas um pouco superficial. Procurei outras fontes que pudessem me colocar no rumo do começo da pesquisa. Achei um artigo bem interessante que foca na questão da recepção publicitária, tema mais específico no campo de estudos da recepção. Trata-se do artigo “As práticas de recepção da publicidade como fluxo: apontamentos teórico-metodológicos” de Elisa Piedras. Desta maneira ambos os textos foram essenciais para adentrar nesse universo da recepção publicitário não conhecido tão conhecido. Na próxima quinzena já estarei mais apta para entender melhor sobre o assunto.

Referência:
PIEDRAS, E.. As práticas de recepção da publicidade como fluxo: apontamentos teórico-metodológicos. Contemporânea - Revista de Comunicação e Cultura, América do Norte, 0,jul.2009.Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/3503/2558. Acesso em: 29 Abr. 2012.

Um comentário:

  1. Oi Ana, interessante esse novo texto. Acredito que pode te ajudar muito.No texto da Nilda Jacks chega a ter exemplos? abs

    ResponderExcluir