domingo, 29 de abril de 2012

Nascimento do Rap Brasileiro [Mariana Moraes] #1

racionais-mcs

Dediquei minha primeira quinzena na busca das raízes do rap no Brasil, quando, onde, como, com quem e em que contexto ele surgiu por aqui. As respostas pra isso não são de tudo exatas, é certo que encontrei estudiosos que afirmam que o rap e o repente são correntes idênticas – no sentido de que trabalham da mesma forma - em épocas distintas. O parentesco é óbvio e percebe-se claramente como um se parece com outro. No entanto, o que conhecemos hoje como rap data seu surgimento em nosso país na década de 1980, e, foi desse surgimento que decidi começar meus estudos.

O curioso é que mesmo antes da chegada do rap em nosso país, algumas músicas que poderiam ser classificadas como pertencentes ao estilo já existiam, dentre elas "Deixa Isso Pra Lá" de Jair Rodrigues, "Melô do Tagarela" de Arnaud Rodrigues e Luís Carlos Miele. Mesmo com essas músicas foi apenas em 1984, após uma apresentação do grupo americano Public Enemy no Brasil que o rap começou a se difundir no país, especialmente nas periferias dos grandes centros. O primeiro álbum exclusivamente brasileiro que se tem notícia data de 1988, com o nome de “Hip Hop Cultura de Rua”, ele apresentou nomes como Thaíde e Código 13. Ainda no ano de 1988 outro álbum foi lançado e nele estava um dos maiores grupos de rap do Brasil, os Racionais Mc’s, eles apresentaram a mídia uma temática mais social, da mesma forma que fazem ainda hoje, 24 anos depois.

Vale ainda ressaltar que o primeiro “lar” do rap no Brasil foi a estação São Bento em São Paulo, onde os primeiros grupos de periferia se reuniam no final dos anos 80. Na mesma década, mas já no ano de 1989, foi fundado o Movimento Organizado de Hip Hop no Brasil, que mais tarde se tornaria a ONG M2HO, uma das principais responsáveis pela maior atenção que o rap dedicou às temáticas sociais nos anos seguintes. Durante essa quinzena, além dessas descobertas, tentei entrar em contato com diversos nomes importantes do início do rap brasileiro, mas não consegui nenhum retorno, continuarei tentando.

 

Fontes: PubSounds; MH2O; Professor Biu Vicente; Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário