segunda-feira, 28 de maio de 2012

A fotografia e a pintura de Andy Warhol [Yuri Oliveira Guimarães] #3




Para exemplificar a fotografia de Warhol, escolhi focar no seu trabalho com Polaroids, que  representa grande parte do seu acervo fotográfico.




O patrimônio de polaroids de Warhol possui milhares de fotografias tiradas entre 1969 e 1987. Dentre elas, 300 já foram exibidas no Brasil. Andy fotografava majoritariamente celebridades, amigos e pessoas que visitavam a Factory. Algumas continham também pessoas desconhecidas, objetos e espaços interiores. Grande parte das fotografias de Warhol servia de base para sua serigrafia.




Alguns exemplos:

Mick Jagger (esq.) e Charlie Watts
1977
Objects
1928 - 1987

Liza Minnelli
1977




















Clique aqui para ver mais fotos de Andy Warhol


Na pintura, Warhol trabalhava muito mais com processos foto-mecânicos do que com procedimentos clássicos. Praticamente abandonou a pintura tradicional pela serigrafia.


Cow
1966, Serigrafia e acrílico sobre tela
Carro de Grande Prêmio Mercedes-Benz
W 125 de 1937
1986, Serigrafia e acrílico sobre tela

16 Jackies
1964, serigrafia e acrílico sobre tela
Obra que alterna momentos de alegria e tristeza da
primeira-dama dos EUA após a morte do seu
marido e presidente, Kennedy

























Ainda assim, Warhol se destaca nos meios clássicos da pintura.

Telephone
1961, óleo sobre a tela
Dick Tracy
1960, caseína e lápis sobre tela






















Algo que tem muito destaque nas obras de Andy Warhol é o seu tratamento da cor. É inegável que ele foi um dos maiores coloristas da história. Warhol introduzia novas cores, fazia testes, usava tons atrevidos. Uma diversidade que acabou criando um estilo próprio e também definiu a Pop Art. O tom de muitas de suas obras é dado muito mais pela coloração do que por qualquer outro elemento.

Os temas mais recorrentes na obra de Warhol são celebridades e bens de consumo, mitificando estrelas e transformando em arte algo que é considerado publicitário. Mas o que mais me chama atenção (e o que eu mais gosto) é o realismo específico dos temas “morte” e “desastres”, como na série “Most Wanted Man Nº...” e nas serigrafias de cadeiras elétricas e de desastres.

Orange Disaster
1963, serigrafia e acrílico sobre tela
Warhol repete a imagem da obra “Pequena Cadeira Elétrica” 15 vezes e trabalha com a
variação de luzes e sombras para se aproximar gradativamente da morte

Most Wanted Man Nº...
1964, Serigrafia sobre tela
Warhol produziu um mural com o rosto de 22 homens procurados pela polícia e o expos na
Feira Internacional de Nova York de 1964. O mural (esq.) acabou sendo retirado por autoridades
da cidade. Frank B. (dir.) foi um dos homens representados por Warhol.


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